domingo, 22 de março de 2020




Como as escolas podem está usando a tecnologia a seu favor durante o isolamento social – COVID-19



Olá seguimores!!

Tudo bem com vocês?

 Espero que sim.

Na conversa de hoje, vou apresentar dicas de plataformas que as escolas podem está fazendo uso e criar assim uma sala virtual, por exemplo.

Nos últimos dias, presenciamos nos noticiários da TV e nos sites notícias de que diversos Estados e Municípios anteciparam as “férias escolares”. Tal ação leva o Brasil há entrar na lista dos 100 países que incluíram o sistema educacional na política de isolamento social; essa medida tem por finalidade contribuir para desacelerar a taxa de crescimento do COVID-19.

Com essa medida no mundo inteiro já representam mais de 850 milhões de crianças e adolescentes que estão sem acesso à sala de aula, segundo a UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura.

A titulo de informação, para minimizar os impactos dessa medida, países como a França e China estão orientando os alunos e professores a continuarem interagindo por meio de plataformas virtuais de ensino à distância. Um outro exemplo é o Japão que está indicando plataformas on line de vídeos e exercícios para suas escolas. Por sua vez, o Irã mudou totalmente a programação das televisões estatais para apresentarem aulas alinhadas ao currículo em âmbito nacional. Na Itália, professores estão organizando grupos de Facebook e WhatssApp com seus estudantes para continuarem em contato.

Em nosso país é possível também fazermos uso dessas estratégias que outros países estão adotando. A cada momento se fizermos uma busca rápida no Google podemos encontrar sugestões de plataformas educacionais, que a todo momento apresentam guias para professores e estudantes, com a finalidade de contribuir no processo ensino aprendizagem.

É evidente reforçar que as conseqüências do fechamento das escolas perpassam os dias letivos e conteúdos perdidos; porém diante dos casos de COVID-19 que assolam o país se faz necessário e PRIMORDIAL o fechamento das escolas afim de preservar a saúde de todos.

Por outro lado, no que se refere ao ensino, nos dias atuais as escolas têm à seu dispor a TECNOLOGIA e a INOVAÇÃO a seu favor para enfrentar os prejuízos causados pelo COVID-19 na educação brasileira.

Visando isso, busquei através desse post, apresentar a vocês seguimores três dicas voltadas para professores e para as escolas nesse momento de isolamento social.

Reforço ainda que essas dicas, não podem evidentemente se equiparar a vivência em sala de aula, nem tão pouco achem que é a receita perfeita, mas poderá ser uma “luz no fim do túnel” com o objetivo de auxiliar gestores, coordenadores e professores a elaborarem um “ plano de contingência de aulas” ou como assim queiram chamar.

1–DICA: Combine e teste um canal de comunicação entre a escola, estudantes e família

Nesse momento é importante que haja a interação humana, nesse momento de maneira virtual, não apenas para o conteúdo escolar, mas também para criar uma rede de apoio psicossocial. Criar grupos de WhatsApp ou Facebook pode ser uma solução simples e eficiente. Plataformas que permitem chamadas em vídeo, como o Hangouts do Google, podem ser usadas para diminuir o distanciamento desse tipo de comunicação.

2–DICA: Escolha uma plataforma on-line para organizar as atividades


Sugiro para os professores que nesse momento prefiram pensar em algumas atividades mais simples, que possam ser feitas à distância e no tempo de cada estudante. Para organizar essas atividades, manter registro de quem já as completou e quem ainda precisa de ajuda, será muito útil contar com algum tipo de ferramenta online de gestão da aprendizagem. O Google Classroom é uma opção bastante simples e gratuita, assim como Edmodo, ClassDojo e Moodle. Vale mencionar ainda que há plataformas que funcionam off-line vale a pena conferir, depois navega um pouco na internet e ver as mas diversas opções.

3–DICA: Selecione conteúdos online alinhados com sua disciplina e ano escolar

São muitas as opções de conteúdos de qualidade online e gratuitos, para todas as disciplinas e idades. O YouTube Edu oferece uma curadoria de vídeos dos melhores canais de educação do Brasil. A Khan Academy é a maior plataforma educacional do mundo e já alinhou todo seu conteúdo ao currículo brasileiro, além disso, está disponibilizando um conjunto de orientações para professores e pais para auxiliar nessa crise do Coronavírus. Plataformas como Escola Digital, Nova Escola e MEC RED são grandes repositórios de recursos educacionais digitais.

Diante das dicas ofertadas acima eu confesso á vocês seguimores que muitos de nós iremos apresentar dificuldades no manuseio com algumas dessa plataformas, e sei também que o ensino à distância para muitos parece algo diferente e desafiador para a maioria dos nossos colegas professores e até mesmo para nossos alunos. Mas também não podemos esquecer que esse tipo de ensino está cada vez mais em evidência e se faz necessário acompanhar esse ritmo uma vez que estamos em um universo tecnológico.
Algumas dificuldades vão surgir como por exemplo:

  • alguns alunos poderão não está on-line ao mesmo tempo;
  • haverá aqueles que apresentaram dificuldades com o manuseio do computador ou plataforma;
  • problemas na conexão de internet de cada um...
Mas lhes digo que essas dificuldades não sejam capaz de impedir de atingirem o objetivo da escola e dos professores. 

Há, e não esqueça escola... 

Uma estratégia que poderá ser usada pela escola e envolver a familía nesse processo, informando como será a dinâmica das aulas on-line e deixando claro para eles o porque estão fazendo uso das salas virtuais.

Aos meus colegas de profissão mantenham a calma, planejem e sigam em frente somos todos capazes de superar os desafios diários.

Seguimores espero que tenham gostado das sugestões. Continuem ligados no Blog Hamonny Angela e fiquem por dentro de novidades....


Referências:


ÉPOCA. Como estudar em tempos de pandemia. Disponível em: https://epoca.globo.com/como-estudar-em-tempos-de-pandemia24318249?fbclid=IwAR3WJasHKUgGoqTlSCHigKrP9cb63sEMaWYywVQPwhdWomxcMvYE9BMJQM Acesso: 22 de Março de 2020

G1. UNESCO: metade dos estudantes do mundo sem aulas por conta do COVID-19.   Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/03/18/unesco-metade-dos-estudantes-do-mundo-sem-aulas-por-conta-da-covid-19.ghtml Acesso: 22 de Março de 2020


Sem comentários:

Enviar um comentário